Portfólio do percurso das crianças ao longo de dois anos, no G4 e G5:
entendendo que a proposta é coerente e continuada, peguei o material fotográfico e atividades do meu grupo 5, de quando estavam no grupo 4, no ano anterior, com a professora Suely. Organizei junto com os alunos e a professora Suely as fichas de todos os conhecimentos aplicados, separando por área de conhecimento. Unimos registros das falas dos alunos, registros escritos e pictóricos produzidos pelos alunos, bem como fotos, e montamos as áreas dos dois anos (2010 – G4 e 2011 – G5) , integrando os assuntos. Isso foi feito em vários momentos. Feito isso, os alunos exploraram as fichas várias vezes, com muita liberdade e fizeram suas memórias. Gravei em vídeo os depoimentos (vídeo já publicado nesta página. Veja em 21/08 “Uma mostra do sucesso da Educação Infantil do Município de Jundiaí - parceiro do Projeto Ciranda”). Ficou um material riquíssimo e eles identificavam o que haviam aprendido comigo ou com a professora do ano anterior, associando os conhecimentos.