Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Diário de bordo, cardápio, hora de estudos, portfólio...: UM RELATO DE PRÁTICA!


Meu nome é Alba. Sou professora da EMEB Professor Francisco Lírio de Almeida, escola pública do município de Jundiaí.
Desde o início da aplicação da proposta do material Ciranda tenho me empenhado em entender qual o caminho que foi percorrido para chegar à configuração atual da proposta.
De modo especial, desde o ano passado tenho feito isso com mais zelo, pois a minha Diretora Geralda faz a pós-graduação oferecida pelo Mathema e nos trouxe muito encantamento. Tanto ela como a coordenadora Fabíola se empenha em nos capacitar para uma aplicação mais acertada da proposta. Nossa escola cresceu muito e as professoras que procuraram abstrair todas as informações oferecidas pela gestão têm desenvolvido um bom trabalho. Eu me incluo nesse grupo.
Fiz um estudo aprofundado do livro do professor da Coleção CIRANDA e usei algumas etapas para concretizar esse estudo. Tracei todo o ano do grupo 5 (Educação Infantil – classe de 5 anos). Hoje estou com um grupo 4 (Educação Infantil – classe de 4 anos) para também percorrer da mesma forma. Então fica faltando apenas o grupo 3 que, de certa forma, tenho em mente a proposta devido as Horas de Estudo (tempo que a escola destina para estudo / formação dos professores) e entendimento de que a proposta não está fragmentada.
Os estudos e as discussões que fizeram a diferença foram: espaço e tempo; rotina; neurociência; oferta; identidade e autonomia; criança ativa; arte e brincar; trabalho coletivo; resolução de problemas e criatividade; seleção de informações e escolha; flexibilidade; cantos; portfólio; concepção de criança; concepção de educação; ampliar repertórios;  construir vocabulários; nutrição e  estética, dentre outros.
Nossas horas de estudo (HE) coletivas são riquíssimas de discussões acerca da proposta. Numa das HE eu apresentei o papel do professor com base na palestra de neurociência que nos foi oferecida pelo CIRANDA.
Acrescentam-se, ainda, estudos permanentes, em que se destacam:
O Vocabulário: estudo do vocabulário de cada área do conhecimento;
A vasta bibliografia oferecida pela gestão pedagógica da escola, voltada ao material CIRANDA;
O estudo das bibliografias anexas ao material;
Os Eixos de cada área do conhecimento;
 O estudo da apresentação de cada área do conhecimento trazida pelo livro do professor do material do CIRANDA;

Estudo do quadro das habilidades de cada área e dos conhecimentos e temas apresentados a cada mês, no livro do professor;
O estudo da interdisciplinaridade entre todas as áreas do conhecimento mês a mês.

Continuo estudando a proposta e construindo um olhar mais apurado em relação a cada item da linguagem oferecida pelo material Ciranda. Tenho profundo interesse em fazer a pós-graduação oferecida pelo Mathema. Aprecio a proposta e continuo me empenhando para melhor realizá-la.

A seguir, a Professora Alba compartilha algumas etapas sobre o estudo desenvolvido e comenta sua forma de registrar tais estudos e organizar a prática cotidiana junto aos seus alunos.  
LEIA ABAIXO.