Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dicas para os pais: como as crianças podem aprender mais sobre o mundo.



Boas ideias estão bem à mão!

No cotidiano, por todo o tempo vemos as crianças interessadas por objetos, brinquedos, recursos de expressão, animais... É possível olhar tudo isso também como formas de aprender mais sobre o mundo. Veja algumas dicas:

1. São muitas as situações em que as crianças podem observar e investigar ao ver ou manusear objetos, imagens, brinquedos, animais, plantas. Você pode deixar que isso aconteça livremente, ou participar. Tenha certeza de que seu filho gostará muito de tê-lo como companheiro na aventura do conhecimento.
2. Fazer uma boa pergunta ou mostrar interesse pelas perguntas da criança sem respondê-las de imediato são ações simples que permitem que seu filho aprenda a questionar e a confiar mais em sua própria forma de pensar.
3. Mostrar interesse significa, principalmente, ter uma atitude diferente. Não se trata de antecipar as respostas ou corrigir as explicações espontâneas da criança. Antes, é possível devolver a pergunta, com num diálogo verdadeiro, perguntando: “O que você acha?” ou “Por que você acha que isso acontece?”
4. Tenha sempre em mente que as crianças têm uma curiosidade profunda por todos os objetos que as cercam. Ao ver seu filho muito interessado, que tal “turbinar” esse interesse com boas perguntas sobre a sua origem e utilidade? Certamente você terá boas histórias para contar sobre as descobertas que fazia em sua infância.
5. Sem dúvida, as histórias que nós adultos vivemos em nossa infância interessam às crianças, que hoje não têm acesso a muitos recursos que utilizávamos até pela falta de brinquedos prontos. Uma boa ideia pode ser recriar, com as crianças, brinquedos de nossa época. Quanto aprendizado existe, por exemplo, em um carrinho de rolimã ou em uma pipa?
6. Aliás, outro foco de interesse grande das crianças em relação aos pais é seu trabalho. Certamente seu filho já lhe perguntou sobre o que você faz, que tipo de coisas usa. Pois, um dia, mostre a ele seus recursos que usa para trabalhar, como o faz e tente estabelecer relações com os materiais que os alunos usam em seu dia a dia.
7. Converse, converse muito com seus filhos. E lembre que eles não são adultos, gostam de repetir histórias e muitas vezes narram as coisas de um jeito meio aos saltos. Mas, mesmo assim, o estimule-o a conversar. Cada vez que uma criança conta uma história, funciona como se estivesse estudando, pois refaz em sua mente o que viveu.
8. Não estranhe se seu filho preferir um óculos velho ou outro objeto para brincar do que os brinquedos convencionais. Na cabeça das crianças, não existe distinção sobre o que é brinquedo e o que não. Por isso, antes de descartar objetos velhos ou quebrados, considere a hipótese de dá-los para seus filhos, se não forem perigosos ou inapropriados, claro.
9. Por fim, lembre-se de que é realmente muito importante que a criança tenha momentos de vida cultural fora da escola. Programe com frequência saídas com seus filhos para parques, exposições, cinemas, teatros, eventos culturais. Há muitas opções gratuitas, basta se informar.