Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DICAS: Crie um ambiente alfabetizador também em casa



Não é apenas na escola que a criança precisa encontrar um ambiente rico para o aprendizado da leitura e
da escrita. Em casa isso é possível – até porque nesse campo a participação da família é fundamental para
as crianças. 


Veja algumas sugestões.




1. Não pense que os temas da leitura e escrita pertencem apenas ao universo escolar. Em casa, a todo o tempo, estamos em contato com a linguagem. Do mesmo modo, desde que nasce, a criança está em contato com a palavra
falada e escrita e apta a desenvolver suas próprias ideias de como funciona a língua.

2. Aproveite as situações mais cotidianas para envolver as crianças. Peça ajuda, por exemplo, para escrever a lista de supermercado, ler o título do filme que vão assistir na TV, os rótulos das embalagens. Embora não sejam situações de aprendizado formal, são muito significativas e levam a criança a pensar sobre a linguagem – e assim a aprimorála. Participar da vida familiar e sentir que confiam em sua capacidade também ajuda a elevar sua autoestima.

3. O estímulo à leitura é fundamental. Além de desenvolver a linguagem, o ato de ler desde cedo começa a formar um comportamento leitor. A criança cria hábitos, critérios e a leitura passa a fazer parte de sua vida.

4. Não se pode ter preconceitos quando o assunto é ler.  Deixe a criança ler o que preferir, inclusive gibis e outros textos. O importante é que a leitura seja incorporada em sua vida de maneira prazerosa e cotidiana.

5. Na hora de escolher um presente, não esqueça dos livros. As crianças precisam ser presenteadas com livros – tenha certeza de que vão adorar.

6. Isso vale também para os passeios. Hoje, há muitas livrarias onde as pessoas passam todo o dia, folheando os livros e outros materiais escritos. As crianças precisam passear em livrarias, sentirem-se à vontade nesse ambiente e escolher o que querem ler.

7. Claro: é importante que os pais leiam, também. O exemplo é fundamental nessa área. É importante que as crianças percebam o interesse dos adultos pela leitura de jornais e de outros tipos de texto.

8. A parceria entre a escola e a família torna coerentes os propósitos de educação das nossas crianças. Por isso, mesmo que você não seja um especialista, acompanhe o trabalho feito na escola e valorize as conquistas das crianças.

9. Converse muito com seu filho. A riqueza do diálogo em família é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. Amplia o vocabulário e cria situações significativas de uso das palavras, estimulando a criança, qualquer que seja a sua idade.

10. Os adultos tendem a dar demasiada importância para a ortografia, pois em tempos passados isso era comum nas escolas. Saber escrever corretamente é importante, mas isso se dá em fases diferentes da formação escolar. Não se preocupe em corrigir os erros de escrita, nas produções infantis, o que pode desencorajar as crianças. O professor tem orientação sobre os momentos adequados para fazer essa intervenção.