Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mathema - CIRANDA no II SERP

Aconteceu na UNESP - RIO CLARO, o II SERP - Seminário em Resolução de Problemas, com a presença de todo o grupo Mathema, dentre eles, alguns autores e coordenadores do Ciranda.  
A Coordenadora  do Mathema, Maria Ignez Diniz,  fez uma fala no painel de abertura do evento, dia 10/11, com foco na Resolução de Problemas no Mundo. Dia 11/11, foi a vez de  Kátia Smole, também coordenadora do Mathema, com uma fala sobre as finalidades da Resolução de Problemas nos anos iniciais da escolaridade básica.

Sob o tema "o estado da arte da pesquisa em resolução de problema" este evento acontece com o  intuito de promover momentos de estudo, de reflexão e troca de experiências acerca da Resolução de Problemas no Brasil e no mundo, através de relatos de experiência, comunicações de pesquisas desenvolvidas por professores, alunos e comunidades científicas, assim como uma articulação de debates entre os participantes e convidados nacionais e estrangeiros.


O GTERP – Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas, coordenado pela Profa. Dra. Lourdes de la Rosa Onuchic, tem sido o núcleo gerador de atividades de aperfeiçoamento, de investigações e de produção científica na linha de Resolução de Problemas em Educação Matemática. 

  Dra. Lourdes Onuchic, uma vida profissional dedicada a pensar sobre Educação Matemática,  apresenta  palestra no II SERP.

A proposta geral de realizar o II SERP é dar ênfase às pesquisas realizadas em Resolução de Problemas no país e no mundo podendo, assim, contribuir com novos projetos e colaborar com a difusão da Resolução de Problemas em nosso país. A Resolução de Problemas, como abordagem metodológica, tem sido recomendada em documentos oficiais de ensino, como pretendido nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em outros internacionais.