Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Brincar é aprender



Criança brinca. E ponto. Todos sabem disso. Não há expressão humana mais
característica da infância. Contudo, a ideia que os adultos em geral fazem da brincadeira se limita à diversão e à fantasia.


Mas o brincar é bem mais do que isso: quando estão brincando, as crianças estão
aprendendo sobre a vida, sobre o ambiente, sobre o relacionamento com o outro, sobre regras, sobre si mesmas.


Brincar é uma forma de conhecer os limites e as possibilidades do movimento, de levar a
curiosidade ao máximo, de explorar o universo com o sabor de quem vive tudo pela primeira vez. É assim mesmo.


O brincar infantil é, também, uma forma de fantasiar sobre a vida adulta. Ao brincar de
casinha, de mecânico, de herói, por exemplo, as crianças tentam compreender a dinâmica do universo adulto, descobrir como funciona.


É por isso que uma boa escola de educação infantil deve priorizar o brincar, incorporando-o como um processo essencial da infância – na verdade, estamos falando de um direito da
criança.


Assim faz o Projeto Ciranda. O brincar é uma das linhas mestras do projeto, fazendo parte da organização de todas as atividades propostas.