Você já brincou de avião com as crianças? É muito divertido.
Vamos brincar de avião? Como é que o avião faz?
Ao convidá-las você perceberá que muitas delas abrirão os braços e começarão a correr fazendo um barulho intenso. É divertido. Todos correm com os braços abertos.
Estimule as crianças a dar asas à imaginação. Diga, vamos pousar?
O que as crianças fazem?
Agachando, pára! Diga, vamos decolar?
O que as crianças fazem?
Levantando lentamente, ampliando o barulho com a boca, todos partem para mais um voo, representando com o corpo o que vêem no céu, nos desenhos animados ou em simples propagandas da TV.
Deixe-as brincar, decolar, pousar, imaginar, imitar...
E os pássaros, como fazem?
Como as crianças vão agir? Que diferenças entre a tecnologia de asas e o ser vivo de asas eles irão destacar? Bater as asas, modificar o som? É incrível a capacidade da criança em criar saídas para os problemas que lhes são propostos. Vale apreciar, investigar, instigar!
Hora de representar o vôo usando seu próprio estilo de fazer arte. Não tente descobrir, dentre as crianças, o pintor gênio ou transformá-los em críticos de arte. O que você quer é que cada um expresse a brincadeira. Suas marcas, seus traçados expressarão o que sentiu, o que viu, o que sabe, o que foi mais importante ou marcante (o vôo do pássaro, o rugido do avião, a decolagem...). As crianças expressam suas idéias e emoções de várias maneiras.
Ao expor a arte de todos em um painel, para que a produção de cada um possa ser apreciada por todos, as crianças perceberão os diferentes estilos, as várias formas e cores, e se aproximam do entendimento de que o mundo pode ser visto de diferentes maneiras, por diferentes pessoas.