- Convide as crianças para ouvir a música (POR QUE NÃO UM OBOÉ? de Fabricio Fruet) e dançar.
- Deixe as crianças a vontade para expressarem seus movimentos ao som da música; motive-as, dançando também, batendo palmas e cantando.
- Algumas crianças vão dançar, outras pular, outras correr... Cada uma interage com a música a seu modo.
- Repita esse movimento ao longo da semana, enquanto perceber interesse das crianças. Certamente na segunda vez que ouvirem a música já estarão tentando cantar o refrão.
Criança tem que brincar
Tem que brincar muito mais
Criança tem que brincar
- Quando já tiverem bem acostumada ao som, faça uma roda de conversa: Quem gosta dessa música? Sobre o que fala a música? Escolha um frase da música e cite para as crianças, por exemplo, "Criança brinca de bola na parede ou de bolha de sabão" e faça perguntas sobre ela: Quem brinca com bola? Quem já brincou com bola de sabão? Conte como é.
- Depois, direcione a conversa para o refrão: por que criança tem que brincar? Convide as crianças a cantarem o refrão e, na sequencia, coloque folha de papel e giz de cera disponível e peça para as crianças desenhem as brincadeiras que mais gostam.
- Monte um painel com os desenhos para que todos possam apreciar as produções dos colegas. Com toda a classe, escolham um título para o painel.