Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SONO E APRENDIZAGEM: quais as relações?

A frase “nada como uma boa noite de sono” é sábia, em todos os sentidos.  As investigações desenvolvidas nos grandes centros de pesquisa do mundo estabelecem bons motivos para estarmos atentos ao sono da criança.


Segundo a Academia de Pediatria americana, crianças que são privadas de sono podem apresentar comportamentos difíceis, tais como irritabilidade freqüente, dificuldade de concentração, esquecimentos com facilidade, acordar várias vezes durante a noite e, até, exibir comportamentos hiperativos.  

Recentemente, um estudo desenvolvido pela Universidade Autônoma de Barcelona estabeleceu a relação entre as horas de sono e o desenvolvimento e rendimento intelectual das crianças, concluindo que crianças em idade escolar que dormem menos de nove horas por noite têm mais probabilidades de sentir dificuldades de aprendizagem e não conseguem desenvolver na escola todas as suas capacidades.

Nesse estudo, mais especificamente, concluiu-se que a memória, a compreensão e a motivação para a aprendizagem são altamente afetadas pelo déficit de sono ou pela falta de padrões regulares na hora de deitar e acordar. Além disso, afirma que a gramática, a compreensão de textos e a resolução de problemas básicos de matemática ficam comprometidas, exigindo maior esforço das crianças que não têm sono adequado.

Estudos anteriores, publicados no The Proceedings of the National Academy of Sciences, são mais enfáticos:  a memória relacional humana exige tempo e sono! Ou seja, o cérebro parece usar o tempo de sono para consolidar memórias.  Além disso, o sono desempenha o importante papel em ajudar as pessoas a fazer inferências, conectando informações que estão dispersas  na memória.


Fonte: http://www.nytimes.com/2007/05/01/health/01ment.html
 Tempo de sono
Em acordo com as pesquisas, somando o sono da noite e a sesta, a criança precisa:
Entre o nascimento e seis meses, de 16 a 20 horas de sono;
Entre seis  e doze meses, de 14 a 15 horas de sono;
Entre as idades de 1 a 3 anos, de 13 a 10 horas de sono;
Entre as idades de 3 a 10, de 10 a 12 horas de sono;
Idades de 11 e12, cerca de 10 horas de sono;

Concluindo: nada como uma boa noite de sono para melhorar o desempenho cognitivo da criança!