Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Infância dos 3 aos 5 anos: um tempo especial da vida

Em seis meses, o cérebro de um recém-nascido dobra de volume. Em 2 anos, triplica. Aos 5 anos, atinge o tamanho de um cérebro adulto. Nesse período, formam-se mais de 90% das conexões cerebrais.


As pesquisas mostram que pessoas que passaram pela Educação Infantil aprendem mais no Ensino Fundamental, têm menos chance de abandonar os estudos, são mais sociáveis e sofrerão menos futuramente de problemas como a gravidez precoce e o desemprego.


O que fez com que a Educação Infantil ficasse tão importante? Foi o avanço de vários campos de pesquisa.


Há muito tempo, os pedagogos e os psicólogos sabiam da importância da Educação Infantil. Mas com as descobertas dos cientistas acerca do crescimento do cérebro, principalmente a partir dos anos 1980, que se ampliou a compreensão como essa fase do desenvolvimento é especial.

Hoje se sabe, por exemplo, que a inteligência não se define apenas pelo peso da herança genética. Estudos diversos mostram que o cérebro se desenvolve especialmente na interação com o meio.


Em palavras mais simples, os estímulos que a criança recebe representam uma parte fundamental do desenvolvimento intelectual. São estímulos importantes, por exemplo, a quantidade de palavras que a criança ouve, a diversidade de situações que vive, as possibilidades de movimento físico (a criança aprende também quando seu corpo se move e explora o espaço), as oportunidades de expressão de suas emoções e de suas perguntas sobre tudo.


Mas as pesquisas mostram mais. Não basta estimular. Para aprender e se desenvolver de forma integral, é preciso que a criança sinta-se segura, protegida, em um ambiente repleto de afeto. Sem amor, há pouco aprendizado. 

Por fim, hoje sabemos que embora estejam ávidas para aprender, as crianças de 3 a 5 anos não aprendem como os alunos mais velhos. Um dos processos mais importantes para o seu desenvolvimento sadio é o brincar. Brincando, elas fantasiam sobre a vida, sobre o mundo dos adultos, sobre as coisas que as cercam. Brincando, aprendem a se relacionar e a compreender as próprias emoções e dos outros.

Crianças que passaram por uma escola de Educação Infantil de qualidade, que foram estimuladas adequadamente, que tiveram a chance de brincar, explorar o mundo, aprender, não apenas têm depois melhor desempenho na escola, como são também mais estáveis emocionalmente, são mais seguras. Têm mais chances de se tornarem adultos realizados.

Embora os educadores conheçam a importância da Educação Infantil, nem sempre a sociedade percebe o valor educativo que ela tem.

Demanda antiga do movimento feminino, quando as mulheres começaram a ingressar no mercado de trabalho, a Educação Infantil nasceu mais como uma assistência à família. Por isso, muitas pessoas ainda a veem, erroneamente, como um lugar de cuidados.