Pense em lápis, caneta, papel em branco. Com a simples lembrança dessas palavras, vêm à mente situações de aprendizagem típicas das escolas. Agora, imagine fantoches, mascotes, cartazes, canecas, barbantes, potes, tintas… entre outros recursos. Pois todos esses materiais também podem ser objetos de aprendizagem e, por isso, compõem o arsenal de materiais utilizados no Projeto Ciranda para promover o desenvolvimento das crianças.
A diversidade de materiais manipulativos propostos no Ciranda pode ser entendida sob múltiplas perspectivas. De maneira geral, o uso desses recursos busca ampliar as possibilidades de interação, descobertas e reinvenção do mundo pela criança.
Os materiais manipulativos, inseridos sempre de forma articulada com o planejamento pedagógico e com objetivos claramente definidos, representam meios poderosos para promover o conhecimento. Afinal, a motivação para explorar, descobrir e aprender está naturalmente presente em todas as pessoas.
O uso desses materiais estimula a imaginação, a formulação de hipóteses, deduções, inferências e outros processos do pensamento. Abre espaço, também, para a participação conjunta do grupo e para a intervenção do professor – que orienta a condução das atividades.
Por isso, com o objetivo de apresentar exemplos de possibilidades com muitos recursos, vamos, na próxima semana, apresentar alguns exemplos de como isso ocorre no Projeto Ciranda.
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