Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Formando leitores do mundo


Uma das missões mais importantes da escola, sem dúvida, é ensinar as crianças a ler e escrever. Porém, há quem pense ainda que o trabalho de leitura e escrita se reduza ao uso de cartilhas, em aulas de Língua Portuguesa, que começariam a partir do Ensino Fundamental.

Nada disso. Formar leitores e escritores é um desafio que envolve a escola inteira, em todas as áreas e durante todo o tempo de permanência da criança no ambiente escolar.

Assim, em Matemática, em Arte, Natureza, Sociedade, no trabalho com o Movimento ou mesmo na Linguagem Oral e Escrita, as crianças devem ser convidadas a ouvir e a contar histórias, recitar parlendas, ler ou registrar as regras de um jogo, ler notícias de jornais, enfim, explorar a linguagem.

Afinal, o mundo real é assim, não é? A palavra nunca aparece isolada, mas sempre em situações de uso.


Essa é a perspectiva adotada pelo Ciranda. Ler e escrever é mais do que conhecer (às vezes, mecanicamente) o código escrito (conhecendo as letras, unindo-as em sílabas, formando palavras).

Muito mais do que isso, trata-se de formar usuários da língua escrita, que veem sentido no aprendizado, aprendem a se expressar e a participar da cultura escrita.

Por isso, com o Projeto Ciranda a escola toda se torna um ambiente alfabetizador, ou seja, um espaço onde se promove um conjunto de situações de usos reais da leitura e escrita na quais as crianças têm a chance de participar.

Basta um exemplo simples: dentro do Projeto Ciranda, as crianças participam de todas as oportunidades de expressão – ajudam a escrever convites, registram os “combinados”, leem os comunicados com os pais, enfim, compartilham do universo onde a palavra escrita é a chave da compreensão.


Projeto Ciranda, uma proposta para formar leitores do mundo!