Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Travessuras de criança



Faz pouco tempo uma rede de TV expôs a história do Seu Leonino: quando era menino, ele teve que abandonar a escola por ordem do pai, só porque perdeu um lápis. “Ele queria até me bater e falou que eu não ia mais para a escola, porque tinha perdido esse lápis”, revelou. Sem dúvida, essa é uma história muito triste. 
Agora, retornando a situação representada pela charge, surge a questão: o que fazer? Como ensinar a criança o certo e o errado, educá-la, sem tomar atitudes de ímpeto?
Um aspecto a ser pensado: será que no momento que nos deparamos com o que chamamos de “grande travessura” paramos para, primeiro, ouvir a criança e, depois, a partir de suas hipóteses (tudo o que pode ter dentro de um lápis!) conscientizá-la sobre o certo, o errado e as conseqüências do que ela fez?  
Por exemplo, no Ciranda as crianças são motivadas a desenvolver seus registros: o que fez, como resolveu, o que já sabe, como pensou...  Na escola, ela cria o hábito; em casa, precisam ser disponibilizados papel e lápis, no mínimo, e combinadas as regras para que a criança exerça esse hábito.   
A reflexão é importante: precisamos cuidar das nossas ações de adulto para não derramar sobre a criança mais uma triste história.