Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Brinquedos: Smurfs, carros, toy story ... ou o amigo imaginário?





Quem resiste ao caubói Woody e o destemido Buzz Lightyear? E a simpatia do Mate e expertise do McQueen? Quem não morre de amores pelas pequenas criaturas azuis que dão sentido a palavra cooperação?

É o mundo infantil conquistando todas as idades. Entre as crianças, verdadeira “febre”; entre os adultos, o medo das crianças enxergarem as vitrines e expressarem o conhecido: eu quero!!!

Como lidar com essa febre preservando a criança do consumo incontrolável? Alguém tem uma boa ideia?     

Vamos dar uma: fazer brinquedos em casa com materiais domésticos comuns!

É uma diversão para você e para a criançada. 

Em alguns minutos... Uma produção fascinante! Botões viram rodinha de carro ou olho da boneca. Retalhos, macarrão e feijão crus, garrafa pet, caixas vazias, tampinhas de garrafa ... 
Convide a criança para fazer uma criação. Deixe-a fazer as escolhas. Um robô, um carrinho, uma boneca...  Pergunte como ela quer fazer. A criança comanda e você ajuda, dá ideias, estimula novas ideias. 
"Mas o brinquedo fica tortinho e bem estranho!" Não tenha essa preocupação. Acredite: para a criança, uma produção própria é sempre perfeição. Valorize! 
Outra ideia, a tempo de preparar para o Natal: que tal surpreender a criança com um brinquedo personalizado, criado a partir de um desenho feito por ela? 
Essa não é uma ideia nova. Veja um resumo da reportagem do THE SUN de 31/10/2011:  Wendy Tsao, de Vancouver, no Canadá, teve a brilhante ideia de produzir algo que o filho pudesse reconhecer como seu, por ser projetado por ele próprio. Assim Wendy criou seu primeiro boneco. O amigo imaginário de seu filho virou um macio amigo real.


Na atualidade Wendy se especializou. Papais e mamães enviam desenhos de seus filhotes para que ela produza brinquedos exclusivos. Interessante, não?
Que tal seguir a ideia de Wendy, pedir para que seu filho faça um desenho de seu melhor amigo e... crie, use a imaginação!