Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

domingo, 4 de setembro de 2011

Semana da Pátria

É práxis nas comemorações de 7 de setembro a exploração das cores verde e amarelo, as crianças pintam ou desenham a Bandeira do Brasil e realizam outras atividades comemorativas, promovidas pela escola.

Nós do Projeto Ciranda, sugerimos que para crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, não sejam dados desenhos prontos para ela pintar. Então, o que é importante pais e escola cuidarem para aproximar a criança do significado dessa data ou, pelo menos, para que a criança entenda o que está fazendo e o por quê?  

Vale pensar um pouco sobre isso para planejar e estabelecer as intenções de cada uma das atividades promovidas junto às crianças. A criança deve entender que nós somos o Brasil. Podemos expressar nosso amor a Pátria preservando o que o país tem de mais bonito: suas áreas verdes, seus pássaros, seu ar, ...

Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus símbolos.

Se o desenho for importante, é interessante que olhemos com elas histórias sobre a independência, conversemos sobre a importância de sermos livres, olhemos imagens que falem sobre o Brasil e os brasileiros.

Podem desenhar? Sim, mas sempre deixando que pintem livremente, usando as cores da bandeira como bem desejarem. Também vale a pena ouvir músicas que falem a respeito das coisas que o Brasil tem. Fazer pequenas bandeiras para que os alunos as tremulem nas mãos, ouvir e representar histórias, tudo isso faz sentido se, junto, estimularmos o civismo (o empenho em contribuir para o desenvolvimento da Pátria), despertando o sentimento patriótico (sentimento de amor à Pátria) e aproximando a criança do significado de 7 de setembro.


Feliz semana da Pátria para todos!