O material do Projeto Ciranda apresenta, no eixo Natureza e Sociedade, propostas para que os professores trabalhem esse tema junto às crianças, para que elas hoje reconheçam seus direitos e amanhã exerçam a cidadania, preservando os direitos das próximas gerações.
Com o recurso do vídeo disponibilizado neste Blog - Direito da Criança, de Maria João Carvalho, indicamos aos professores do Ciranda as seguintes ações didáticas:
Tendo um Data Show disponível, veicule o vídeo para a sua classe. Se não tiver, providencie o livro Direitos da Criança, de Maria João Carvalho – Editora Everest (verifique, por exemplo, na biblioteca do seu município ou pesquise um texto similar) e leia para as crianças.
Depois da leitura ou da sua exposição, faça um levantamento dos conhecimentos prévios, questionando os alunos sobre o tema, estimulando-as a expressarem verbalmente a suas ideia: “Vocês já ouviram falar em ter direito a alguma coisa? Já ouviram falar sobre os direitos das crianças? Se sim, onde? O que vocês acham que são direitos das crianças? São importantes?”
Numa segunda etapa, pergunte as crianças quem gostaria de contar a história dos Direitos da Criança. Estimule para que as crianças contem a história da forma que elas recriam. Pergunte sobre as cores, a amizade, a união, o cuidado com o outro...
Depois, reúna a classe em duplas e peça para que cada criança produza um desenho. Coloque os desenhos em um painel (de papel Kraft, por exemplo).
Numa terceira etapa, reúna a classe em torno do painel e estimule as crianças a comentarem seus desenhos. Deixe o painel em exposição na sala de aula por um tempo.
Bom trabalho!
Bom trabalho!