Sim,
dizem os especialistas!
O caminho cognitivo representa a esfera do “pensar”, enquanto o ciclo
investigativo corresponde à do “fazer”. Essas são duas dimensões fundamentais nas
ciências
No
CIRANDA, o eixo denominado Natureza e Sociedade reúne temas referentes ao mundo
social e natural.
O
trabalho com assuntos relativos a este eixo na Educação Infantil ocorre de
forma integrada e os conhecimentos derivados das ciências Humanas e Naturais são
voltados para a ampliação das experiências das crianças e para construção de
conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural do qual elas fazem
parte.
As
crianças são instigadas por questões significativas, para despertar a curiosidade e motivar o contato com diferentes elementos,
fenômenos e acontecimentos do mundo. Em busca de respostas a essas questões, no
CIRANDA, o ensino em Natureza e Sociedade oferece oportunidades para que os
alunos observem, formulem hipóteses, manipulem materiais e, assim, elaborem e
desenvolvam seus primeiros modelos explicativos e representações do mundo
natural e social.