Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

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sábado, 8 de junho de 2013

Pensar e fazer ciências desde a educação infantil?


Sim, dizem os especialistas!


Uma ótima indicação de leitura para refletir sobre essa questão é a REVISTA PÁTIO no33, publicada em outubro/2012. Em especial, o artigo  de capa, Caminho cognitivo e ciclo investigativo no planejamento em ciências, publicado pela nossa autora CIRANDA, a bióloga, educadora e jornalista  Vera Rita da Costa, em parceria com as biólogas e educadoras  Ana Maria de SouzaAna Lúcia Ramos.


O caminho cognitivo representa a esfera do “pensar”, enquanto o ciclo investigativo corresponde à do “fazer”. Essas são duas dimensões fundamentais nas ciências


No CIRANDA, o eixo denominado Natureza e Sociedade reúne temas referentes ao mundo social e natural.

O trabalho com assuntos relativos a este eixo na Educação Infantil ocorre de forma integrada e os conhecimentos derivados das ciências Humanas e Naturais são voltados para a ampliação das experiências das crianças e para construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural do qual elas fazem parte.

No campo da ciência, considera-se a pluralidade de fenômenos e acontecimentos físicos e biológicos, o conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, o contato com as explicações científicas e a possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que nos cercam.


As crianças são instigadas por questões significativas, para  despertar  a curiosidade e motivar o contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo. Em busca de respostas a essas questões, no CIRANDA, o ensino em Natureza e Sociedade oferece oportunidades para que os alunos observem, formulem hipóteses, manipulem materiais e, assim, elaborem e desenvolvam seus primeiros modelos explicativos e representações do mundo natural e social.