Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

sábado, 29 de junho de 2013

Matéria da ISTO É, revelando importantes conquistas de escolas com a formação da equipe do MATHEMA. Vale conhecer!

ISTO É COMPORTAMENTO

|  N° Edição:  2276 |  28.Jun.13 - 20:40 |  Atualizado em 29.Jun.13 - 21:44

Vencendo a matemática

Por Laura Daudén

Os mapas e desenhos nas paredes, as mochilas coloridas pelo chão e o ruído inquieto na sala de aula enganam quem acredita que o colégio estadual Dr. Luis Arrobas Martins, localizado no bairro paulistano de Vila Cruzeiro, é apenas mais um na problemática rede pública de ensino do País. As crianças que estão sentadas em suas fileiras tiveram um dos melhores desempenhos em matemática do Estado de São Paulo na última Prova Brasil – ...

Para ler o artigo, clique em http://goo.gl/uDC2h 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vamos conversar sobre Tecnologia para crianças de 3 a 6 anos?

A relação entre a criança e o uso de tecnologia está na ordem do dia, bem como na pauta dos debates das famílias, das escolas, especialistas e pesquisadores que atuam em uma diversidade de campos de estudos relacionados a infância.
E, de fato, é preciso colocar luz sobre essas discussões e ampliá-las, pois as tecnologias vieram para ficar e, no momento atual, já se descortina uma grande mudança sociocultural, devido as potencialidades de uso das novas tecnologias.
Criança de 3 anos ensina o Bisavó a usar Tablet.
Como contribuição, trouxemos algumas conversas interessantes. Vamos ampliar informações sobre uma pesquisa que, faz pouco tempo, foi citada nas mídias, trazendo um resultado que fizeram pais e escolas tomarem consciência dessa nova realidade: crianças sabem mexer em mouse e manusear tablets, mas estão tendo dificuldade para aprender a amarrar os sapatos e andar de bicicleta.
E para refletir melhor sobre o tema, apresentamos a posição de alguns dos mais renomados especialistas em neurociência e no desenvolvimento da criança.

Tecnologia para crianças de 3 a 6 anos  

Se olharmos para trás, buscando resgatar a história das tecnologias de comunicação, retomamos o fim do século XIX, com o desenvolvimento do rádio.  Desde então, a introdução de cada nova onda de inovação nos meios de comunicação, tais como filmes e televisão, gera debates sobre os efeitos da nova tecnologia, especialmente no que diz respeito as consequências para as crianças e os jovens.  Cada nova tecnologia de mídia trouxe uma grande promessa para os benefícios sociais e educacionais, e também enorme preocupação com a exposição das crianças a conteúdos inadequados e prejudiciais.

De fato, estamos vivenciando o ciclo da história, tendo, dessa vez, como principais focos de atenção, os Smartphones, os tablets e os notebooks, dentre outros. 

sábado, 8 de junho de 2013

Pensar e fazer ciências desde a educação infantil?


Sim, dizem os especialistas!


Uma ótima indicação de leitura para refletir sobre essa questão é a REVISTA PÁTIO no33, publicada em outubro/2012. Em especial, o artigo  de capa, Caminho cognitivo e ciclo investigativo no planejamento em ciências, publicado pela nossa autora CIRANDA, a bióloga, educadora e jornalista  Vera Rita da Costa, em parceria com as biólogas e educadoras  Ana Maria de SouzaAna Lúcia Ramos.


O caminho cognitivo representa a esfera do “pensar”, enquanto o ciclo investigativo corresponde à do “fazer”. Essas são duas dimensões fundamentais nas ciências


No CIRANDA, o eixo denominado Natureza e Sociedade reúne temas referentes ao mundo social e natural.

O trabalho com assuntos relativos a este eixo na Educação Infantil ocorre de forma integrada e os conhecimentos derivados das ciências Humanas e Naturais são voltados para a ampliação das experiências das crianças e para construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural do qual elas fazem parte.

No campo da ciência, considera-se a pluralidade de fenômenos e acontecimentos físicos e biológicos, o conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, o contato com as explicações científicas e a possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que nos cercam.


As crianças são instigadas por questões significativas, para  despertar  a curiosidade e motivar o contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo. Em busca de respostas a essas questões, no CIRANDA, o ensino em Natureza e Sociedade oferece oportunidades para que os alunos observem, formulem hipóteses, manipulem materiais e, assim, elaborem e desenvolvam seus primeiros modelos explicativos e representações do mundo natural e social.