Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sementes encontradas na cozinha



Nesta atividade, as crianças visitam uma cozinha em busca de sementes utilizadas em nossa alimentação. 

Naturalmente, as crianças perguntam aos adultos por sementes que eles conhecem e encontram quando preparam os alimentos. Os alunos devem solicitar aos adultos algumas amostras dessas sementes para levar à sala (em saquinhos ou embrulhadas em papel).

As professoras providenciam, também, amostras de sementes variadas utilizadas na alimentação de um modo geral e, em especial, na região em que se encontram (tipos de grãos, tais como feijões variados, arroz, amendoim, soja, trigo, ervilha, grão-de-bico, pinhão, guaraná, açaí, além de sementes de alpiste e de hortaliças), que serão utilizadas nas atividades futuras.

Assim, essas sementes poderão compor a coleção e ser mais bem conhecidas pelos alunos.

Em aula, é proposta uma roda de conversa para as crianças apresentarem as amostras de sementes que coletaram e comentarem com os colegas como as conseguiram, de que plantas elas são e como são usadas na alimentação. A seguir, os alunos separam as sementes em dois grupos. Em um deles, aquilo que realmente é semente; em outro, o que não é.

O que for considerado semente é colocado na bandeja ou sobre a cartolina ou plástico, identificadas (com nome e desenho de preferência) e colocadas para secar, se necessário. Esse trabalho tem várias sequências possíveis, como o plantio ou atividades artísticas com o uso das sementes.

CIRANDA: Muito além do lápis e do papel!