Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

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domingo, 7 de abril de 2013

Quantas bolinhas cabem no pote?




Nessa atividade, os objetivos de aprendizagem estão relacionados à compreensão da medição de grandezas, à comparação da capacidade de recipientes, à realização de estimativas, entre outros.

Utiliza-se um kit de 12 potes de tamanhos e capacidades diferentes, que podem ser empilhados e encaixados um dentro do outro.

Cada grupo de alunos tem um kit de potes que, inicialmente, é explorado livremente. A professora faz perguntas sobre o que é possível guardar nos potes, qual deles não pode caber nos outros, entre outras questões.

Mais importante que as respostas são as perguntas e o estímulo aos argumentos. Depois da fase de exploração dos potes por tamanho, a professora poderá escolher um pote e desafiar as crianças perguntando quantas bolinhas de gude podem caber lá.

Ao final, depois de registrar os palpites de cada dupla, convidará duas crianças para ajudarem a encher os potes enquanto toda a classe confere.



CIRANDA: Muito além do lápis e do papel!