O estímulo ao pensamento das crianças não é algo restrito à escola. Em casa, a postura dos pais é determinante para levar as crianças a investigarem, buscando respostas para as perguntas que a todo o tempo formulam
1. Nunca ache que as crianças são como ‘potes vazios’ que progressivamente vão sendo completados com conhecimento. Desde que nascem, as crianças têm sua forma de ver o mundo e constroem suas ideias a respeito de tudo o que acontece. Com as experiências, o aprendizado, o amadurecimento, suas ideias vão ficando mais complexas. Isso é aprender.
2. Por isso, não julgue o que seus filhos dizem como algo que não deve ser levado em conta. O que eles falam é fruto de uma curiosidade infinita sobre as coisas e as pessoas, que e deve sempre ser estimulada.
3. O cérebro é como nossos músculos: quanto mais estimulado, mais responde. Quando mais passivos e menos exigidos, mais limitados ficam. Estimule seu filho a explicar o que pensou e como pensou, a contar o que aprendeu e como aprendeu. Isso mostra a ele que você valoriza ideias e conhecimento, dois elementos fundamentais no conhecimento humano.
4. Incentive sempre a comunicação. Não antecipe a fala do seu filho. Deixe que verbalize a pergunta da forma mais completa que conseguir. Nós, em nosso imediatismo, muitas vezes cortamos a expressão das crianças e antecipamos o que elas pediriam ou perguntariam.
5. Tente utilizar minimamente a resposta padrão dos adultos quando ouve uma pergunta das crianças: “nem adianta, você não vai entender, você não é capaz”. As crianças são muito observadoras, estabelecem muitas relações, são capazes de resolver muitos problemas – e todo adulto já teve a chance de perceber isso.
6. É possível também colocar à disposição das crianças brinquedos mais estimulantes. Há muitas lojas de brinquedos educativos. Procure aqueles que dão mais liberdade de criação para as crianças, os jogos de memória e raciocínio. Há muitas opções tão acessíveis quanto os brinquedos mais comuns do mercado. É possível, também, construir brinquedos com as crianças - e isso pode ser muito divertido.
7. Por fim, lembre-se sempre de ter algum tempo para conversar com seus filhos, mesmo os de pouca idade. Muitos adultos pensam que as crianças não precisam disso. Ao contrário: quanto mais os adultos conversam com as crianças, maiores são os reflexos sobre o vocabulário, o estímulo ao pensamento e o fortalecimento dos vínculos afetivos. Tudo isso cria um ambiente mais propício para a aprendizagem.