Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quarta-feira, 10 de julho de 2013

JULHO – FÉRIAS: o que faço com as crianças em casa?

Esse é um desafio! A tendência é usufruir a tecnologia e pronto! Crianças quietas, na televisão, no computador ...  

Que tal reverter essa rotina?
Aproveite e reviva sua infância: VÁ BRINCAR!

Brincar é, simultaneamente, uma fonte de relaxamento e estímulo para o cérebro e o corpo. Uma maneira divertida para desenvolver a sua imaginação, a criatividade, as habilidades de resolução de problemas, e a saúde mental é brincar com seus filhos ou sobrinhos, netos, criançada da vizinhança...

Apesar do prazer da brincadeira, em algum lugar entre a infância e a idade adulta, trocamos a brincadeira pelo trabalho e por muitas responsabilidades.  No pouco tempo de lazer, estamos mais propensos a relaxar na frente da TV ou do computador.  No entanto, ao dar-nos permissão para brincar e reviver a alegria da infância, podemos colher muitos benefícios e, dentre eles, ver uma criança feliz com a sua parceria nas brincadeiras infantis!

Nessa parceria, acerte e erre, vença e seja vencido...  Estimule a criança a se superar, quando você acerta ou vence, conforme a brincadeira,  e também a sentir-se capaz, quando você não consegue se desempenhar tão bem quanto ela. Você sugere, estimula, mas sempre abrindo o espaço para que a criança sinta-se no comando. 

Siga o imaginário da criança. Se ela diz que o sofá é o barco e a almofada a baleia que vai ataca-los, entre nessa história e viva intensamente o mundo da imaginação!   

Se precisar de uma ajudinha, para recordar as brincadeiras que você vivenciou no passado e agora pode trazer essa experiência para a criança, esse site apresenta 100 sugestões:


Boas férias! Ótimas brincadeiras!