Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A tecnologia não tira o brilho de um clássico brinquedo que agradou gerações!


Na Semana Mundial do Brincar, vamos ajudar as crianças a descobrir como elas podem produzir seus próprios brinquedos. Que tal um telefone de latinha? Montar, brincar, investigar como isso funciona é uma brincadeira muito legal!


Veja a receita: TELEFONE DE LATINHA

Material necessário:
      2 copinhos plásticos (iogurte) ou latinhas
   1 agulha  ou 1 prego, para ser manuseado por um adulto.
   2 a 5 metros de barbante


Como fazer:
Um adulto deve fazer um pequeno furo, aproximadamente da largura do barbante,  bem no centro do fundo de cada copo plástico, utilizando uma agulha com a ponta aquecida ou usando um prego, para furar o centro do fundo das latinhas.
 Passar a ponta do barbante através do  furo, de cada um dos copinhos ou latinhas,  e fazer  um nó grosso para evitar que  o barbante saia pelo furo.





Como brincar:
A brincadeira envolve dois parceiros.
Com o fio bem esticado, falar com a boca próxima a um dos copos, enquanto o outro parceiro de brincadeira  posiciona o copo no ouvido para escutar.
Não deixe o barbante frouxo e não toque no barbante.


Uma explicação para o adulto, interlocutor da brincadeira, responder possíveis curiosidades das crianças:

Quando você joga uma pedra, por exemplo, na água, você vê a formação de ondas que se propagam (se espalham em todas as direções, de modo uniforme).  Dizemos que a pedra  provocou uma perturbação na água.


Da mesma forma, ao falarmos, perturbamos o ar que está em nosso entorno.   E , tal como no caso da pedra, o movimento do ar que sai de nossa boca  faz vibrar o ar que está a nossa volta, resultando na produção de ondas, ondas sonoras.  Para testar isso,  fale colocando a sua mão na frente da boca e veja o que irá sentir.


Ao falar na latinha, as ondas sonoras fazem o fundo da lata vibrar, tal  vibração é conduzida pelo barbante até a outra ponta, onde provoca uma vibração semelhante no fundo da outra lata,  passando para o ar, e chegando aos nossos ouvidos permite à pessoa do outro lado escutar sua fala.