Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PARTICIPAR É FUNDAMENTAL!


    Como se assegura a boa formação de um aluno? A qualidade do trabalho educativo realizado na escola certamente colabora. Os recursos pedagógicos, livros e outros materiais, influem. O próprio envolvimento do aluno, sua curiosidade e vontade de aprender interferem. Mas cada vez mais, os pesquisadores em educação mostram que há um ingrediente fundamental, que está ligado a todos os demais fatores: a participação dos pais e dos responsáveis diretos pela criança e pelo adolescente.


    Muita gente pensa que participar é o mesmo que acompanhar a lição de casa. Isso tem sua importância, mas não é só. Participar é uma atitude consciente, que se estende a muitos aspectos da vida dos filhos. Inclui relacionar-se com a escola, apoiando o trabalho realizado, estar presente em reuniões e nos eventos institucionais, interessar-se pelo desenvolvimento dos filhos, ler suas lições, desenvolver ações conjuntas.

    A importância da presença da família, evidentemente, não se restringe às questões da aprendizagem escolar. Um exemplo: crianças que ouviram desde bebês histórias contadas por suas mães conhecem muito mais palavras quando chegam à sala de aula do que as crianças que não tiveram a mesma sorte.

    Famílias que criam um ambiente mais rico culturalmente, que levam os filhos ao teatro, ao cinema, a exposições, que valorizam a leitura, que mostram acreditar na importância do conhecimento, estimulam a criança a aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pela escola.

   Enfim, estão em jogo também a garantia dos cuidados essenciais de saúde e higiene, aspectos afetivos, ligados à autoestima, à capacidade de fazer amigos, entre outros.