Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Férias: tempo de conviver!


As férias estão chegando. É um tempo de alegria, de brincadeira, de liberdade, que é muito importante para as crianças. Isso não quer dizer que acabou a participação da família. Ao contrário, é hora de pais e filhos aproveitarem o que viveram juntos ao longo do ano e fazer muito mais! 

Veja algumas dicas.

1. Nada de obrigações escolares. Férias são férias. Mas o prazer da aprendizagem independe da escola. Tenha certeza de que seu filho vai gostar muito se vocês lerem juntos, contarem histórias, produzirem desenhos, fizerem arte, muita arte a quatro mãos.
2. Embora muitas vezes os pais não tenham condições de conseguir conciliar suas férias com as dos filhos, vale a pena garantir que as crianças tenham uma vida diversificada em casa. Nada de só ligar a TV ou o videogame. Procure oferecer alternativas às crianças, deixando à sua disposição materiais para que explorem, brinquem, inventem. Não precisa ser algo sofisticado. Às vezes, caixas, papéis coloridos e outros materiais como os que elas utilizam na escola dão muito “pano pra manga”!
3. Quando sobrar um tempo livre, aproveite para propor alguns passeios culturais. Se você procurar se informar, há muitas alternativas (até mesmo gratuitas) em todas as cidades. Livrarias, teatros, exposições culturais, feiras e outras atividades ampliam o repertório da criança e fazem muita diferença, tenha certeza.
4. Estar ao ar livre também é bom. Mesmo quando o programa não é cultural, procure fazer passeios diferentes, em lugares não usuais. Às vezes, um passeio de trem, metrô ou ônibus, uma visita ao aeroporto ou outros espaços típicos da cidade são programas incríveis para os pequenos.
5. Aproveite o tempo com seus filhos para conversar, ouvir suas histórias, contar suas próprias histórias. O diálogo frequente entre pais e filhos constrói e reforça vínculos para a vida toda. Muitos assuntos que pensamos serem exclusivos dos adultos – como a rotina em nosso trabalho diário – interessam às crianças, que estão sempre curiosas em saber sobre como vivemos.
6. Se precisar de algumas ideias sobre o que fazer, a escola de seus filhos também pode ajudar. Converse com as professoras de sala sobre o que seus filhos aprenderam, sobre o que gostam particularmente de fazer. Certamente isso vai inspirar você a viver novas aventuras com as crianças, que nem dependem tanto de tempo e dinheiro assim. É questão de querer!