Eles vão à sala de aula, participam das
aprendizagens e descobertas, entram nas brincadeiras, visitam a casa de seus
colegas, passeiam, participam das festas, atendem pelos mais diversos nomes,
vivem espremidos entre abraços e beijos e não poderiam ser mais felizes. São os mascotes do Ciranda, que vêm
fazendo um grande sucesso em todas as redes e escolas que adotam o Projeto.
A maioria dos professores, pais e
alunos certamente conhece esses personagens, que fazem parte da rotina das
crianças desde o primeiro momento do ano letivo. Quando as escolas recebem o
conjunto de materiais relativos ao Projeto, chegam também os mascotes, que são
“batizados” pelos alunos e assim começam a fazer parte das turmas.
A reação é imediata: as
crianças se apropriam dos bonecos, que se tornam um vínculo concreto com todo o Projeto Ciranda. Na escola, há
sequências didáticas que envolvem a
presença dos mascotes. Os alunos passam, também, a levá-los para casa, em
rodízio – e assim trazem para o ambiente familiar um símbolo importante que
materializa o Projeto Ciranda dentro de casa.
Assim, brincando e aprendendo com os
novos amigos, as crianças iniciam uma jornada diária de aventuras e
descobertas, entre o mundo do faz de conta e a vida real.
Os mascotes representam, em muitos
sentidos, os princípios da Educação Infantil nos quais o Mathema acredita: uma educação na qual o conhecimento anda de mãos dadas com um
ambiente afetivo, com vínculos saudáveis, sempre em torno da ação
fundamental da infância – o brincar.