Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Release Projeto Ciranda



Projeto Ciranda chega a 29 mil alunos, estimulando o desenvolvimento integral das crianças de Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental

A Educação Infantil vem sendo apontada como uma das mais importantes etapas da escolaridade, e demanda materiais pedagógicos que atendam a essa complexa fase da criança. É o caso do Projeto Ciranda, do Grupo Mathema

A Educação Infantil está na ordem do dia. Com um amplo conjunto de pesquisas que comprovam seu impacto sobre o aproveitamento escolar posterior do aluno, o desenvolvimento global da criança e com efeitos que se estendem até a vida adulta, tornou-se consenso em países de todo o mundo que construir uma educação infantil de qualidade é prioritário. É nesse contexto que o Grupo Mathema desenvolveu um dos mais completos projetos didáticos para o trabalho pedagógico com crianças de Educação Infantil (3 a 5 anos) e 1o ano do Ensino Fundamental (6 anos): trata-se do Projeto Ciranda.
Lançado em meados de 2009, o Ciranda teve forte receptividade, tanto na rede pública, como na rede particular. Hoje, já é utilizado em mais de 200 escolas, atendendo a quase 30 mil crianças. A rede municipal de Jundiaí, por exemplo caminha para o terceiro ano de adoção do Ciranda, comemorando os bons resultados.
A grande aceitação se deve não apenas à qualidade da proposta, mas ao conjunto do projeto, que envolve intensa formação de professores e gestores, uma avaliação sistemática dos resultados obtidos e apoio pedagógico permanente por uma equipe de educadores do Grupo Mathema, que há 15 anos desenvolve pesquisas e assessoria na área educacional.
Contemplando todas as cinco áreas do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, o Ciranda inova na organização. O material foi articulado como fichas de trabalho, de modo que a criança possa organizá-las em portfólio. Duas pastas semestrais que compõem o material didático. Nas pastas, há fichas para os alunos, bem como encartes e jogos que utilizarão durante os projetos ou sequências didáticas propostas em cada eixo de aprendizagem.
Organizada em semestres, a proposta favorece (mas não obriga) um tempo maior de ensino e aprendizagem na Educação Infantil para que se possa acompanhar o desenvolvimento do aluno antes de finalizar uma avaliação. Ao mesmo tempo, preserva o aspecto lúdico e o respeito à criança, pilares fundamentais do trabalho com crianças pequenas.
Por fim, a organização em portfólio permite a integração entre os diferentes eixos trabalhados, valoriza o espaço de liberdade do professor para que complemente os projetos e sequências didáticas apresentadas em função da sua realidade e amplia as possibilidades de registro e acompanhamento do ensino e da aprendizagem por meio de um recurso de documentação.
O Ciranda se configura, assim, como um projeto plenamente assimilado pelas escolas, com grande envolvimento dos professores. Os pais são permanentemente convidados a participar. A parceria com a família e os demais profissionais que se relacionam de forma direta e indireta com a criança se constitui um valioso diferencial que se estabelece em favor da criança e do seu desenvolvimento saudável e feliz. Para contribuir com a integração família - escola, os autores do projeto e equipe do Mathema organizam, periodicamente, textos para reflexão e debate, fornecendo, também, dicas sobre o papel da família integrada ao projeto de formação de seus filhos.

Mais informações:  Ronaldo Cândido, Grupo Mathema, telefone 5548-6912, ronaldo@mathema.com.br