Projeto Ciranda
chega a 29 mil alunos, estimulando o desenvolvimento integral das crianças de
Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental
A Educação
Infantil vem sendo apontada como uma das mais importantes etapas da
escolaridade, e demanda materiais pedagógicos que atendam a essa complexa fase
da criança. É o caso do Projeto Ciranda, do Grupo Mathema
A Educação Infantil está na ordem do dia. Com um amplo conjunto de
pesquisas que comprovam seu impacto sobre o aproveitamento escolar posterior do
aluno, o desenvolvimento global da criança e com efeitos que se estendem até a
vida adulta, tornou-se consenso em países de todo o mundo que construir uma
educação infantil de qualidade é prioritário. É nesse contexto que o Grupo Mathema
desenvolveu um dos mais completos projetos didáticos para o trabalho pedagógico
com crianças de Educação Infantil (3 a 5 anos) e 1o ano do Ensino
Fundamental (6 anos): trata-se do Projeto Ciranda.
Lançado em meados de 2009, o Ciranda
teve forte receptividade, tanto na rede pública, como na rede particular. Hoje,
já é utilizado em mais de 200 escolas, atendendo a quase 30 mil crianças. A
rede municipal de Jundiaí, por exemplo caminha para o terceiro ano de adoção do
Ciranda, comemorando os bons resultados.
A grande aceitação se deve não apenas à
qualidade da proposta, mas ao conjunto do projeto, que envolve intensa formação
de professores e gestores, uma avaliação sistemática dos resultados obtidos e apoio
pedagógico permanente por uma equipe de educadores do Grupo Mathema, que há 15
anos desenvolve pesquisas e assessoria na área educacional.
Contemplando todas as cinco áreas do
Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, o Ciranda inova na
organização. O material foi articulado como fichas de trabalho, de modo que a
criança possa organizá-las em portfólio. Duas pastas semestrais que compõem o
material didático. Nas pastas, há fichas para os alunos, bem como encartes e
jogos que utilizarão durante os projetos ou sequências didáticas propostas em
cada eixo de aprendizagem.
Organizada em semestres, a proposta
favorece (mas não obriga) um tempo maior de ensino e aprendizagem na Educação
Infantil para que se possa acompanhar o desenvolvimento do aluno antes de
finalizar uma avaliação. Ao mesmo tempo, preserva o aspecto lúdico e o respeito
à criança, pilares fundamentais do trabalho com crianças pequenas.
Por fim, a organização em portfólio
permite a integração entre os diferentes eixos trabalhados, valoriza o espaço
de liberdade do professor para que complemente os projetos e sequências
didáticas apresentadas em função da sua realidade e amplia as possibilidades de
registro e acompanhamento do ensino e da aprendizagem por meio de um recurso de
documentação.
O Ciranda se configura, assim, como um
projeto plenamente assimilado pelas escolas, com grande envolvimento dos
professores. Os pais são permanentemente convidados a participar. A parceria
com a família e os demais profissionais que se relacionam de forma direta e
indireta com a criança se constitui um valioso diferencial que se estabelece em
favor da criança e do seu desenvolvimento saudável e feliz. Para contribuir com
a integração família - escola, os autores do projeto e equipe do Mathema
organizam, periodicamente, textos para reflexão e debate, fornecendo, também,
dicas sobre o papel da família integrada ao projeto de formação de seus filhos.
Mais informações: Ronaldo Cândido, Grupo Mathema, telefone
5548-6912, ronaldo@mathema.com.br