Narrar é contar uma história (real ou fictícia). A novela, o romance, o conto, etc., são gêneros narrativos. Mas, um poema, uma letra de música, uma história em quadrinhos, também se enquadram como narrações, desde que apresentem uma sucessão de acontecimentos e de fatos (enredo). O fato narrado apresenta uma sequência de ações envolvendo personagens no tempo e no espaço.
Veja as dicas deste vídeo da TV Escola.
Observar os bons romancistas e contistas, voltando à atenção para seus roteiros e à forma como trabalham os elementos em seus textos, é uma dica de como se produz uma narrativa.
Narrar histórias para a criança e incentivá-la a contar histórias contribui para a formação leitora e escritora da criança. Veja, a seguir, a história narrada por uma criança (muito lindinho!).
O Projeto Ciranda valoriza as práticas de contar histórias, de ouvir a criança e de criar espaço para a recriação de narrativas, respeitando as formas de representação do mundo da criança.
Esse processo faz parte de um conjunto de ações para formar futuros leitores e escritores competentes.