Sem livro criança não lê! Férias escolares não significa férias dos livros!
Ao contrário, os dois primeiros passos para o incentivo a leitura são:
- Disponibilizar livros. E com criatividade, muitos livros. Por exemplo, um grupo de mamães vizinhas fez o seguinte combinado: cada uma deveria adquirir 3 ou 4 livros infantis durante o ano. Fazendo trocas a cada mês, todas as crianças tiveram acesso a uma significativa biblioteca.
- Fazer da visita a uma livraria um momento especial. Difícil, não é? Normalmente o adulto entra na livraria e se dirige as suas prateleiras preferidas, restando às crianças a paciência de aguardar (levando algumas broncas, para se aquietar ou não se afastar do local) o adulto folhear cada um dos seus atrativos. E elas, as crianças? Será que temos a mesma paciência para aguardar que elas investiguem as publicações próprias a sua idade?
Além disso, lembrar: Para as crianças não leitoras, livros com muitas imagens!
Para as crianças de todas as idades, o seu exemplo: vez em quando, leia um livro para elas.
A página http://www.hsw.uol.com.br/como-estimular-a-mente-de-uma-crianca3.htm dá interessantes indicações para o adulto organizar ambiente e rotina de leitura.
Para complementar, como dica, apresentamos dois sites que dão excelentes indicações de obras para serem lidas:
- (copie e cole) http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/index.shtml. Neste, dezoito educadores selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio.
- http://www.estadao.com.br/especiais/selecao-estadinho-os-melhores-livros-do-ano,155416.htm. Neste outro, dez especialistas em literatura infantil indicam 50 bons lançamentos de 2011.
Além disso, veja neste blog as indicações de leitura feitas anteriormente, como por exemplo, "10 galinhas" e "Coisas que a gente pega e coisa que a gente não pega", de Ivo Minkovicius.