Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

domingo, 3 de julho de 2011

POR QUE CIRANDA?

Ciranda é uma dança típica das regiões de praia no Estado de Pernambuco. Mas no Brasil, ela foi popularizada como brincadeira de roda, atraindo as crianças pela melodia contagiante, com temas referentes à sua realidade ou ao seu imaginário. Na Ciranda, embaladas por um ritmo suave e gracioso, as crianças sentem-se seguras e felizes, pois caminham em roda, amparadas por mãos que se juntam para formar uma coreografia.
Como dança ou brincadeira, a Ciranda tem um grande valor: acolher a participação de todos, permitindo a cada um o desenvolvimento de suas próprias expressões, tal como revela a cantiga de Capiba*, citada a seguir.
Minha Ciranda


Minha ciranda não é minha só.

Ela é de todos nós.

A melodia principal,

Quem guia é a voz

Pra se dançar ciranda,

juntamos mão com mão

Formando uma roda.

Cantando uma canção.


Foi nesse movimento, que agrega arte, brincadeira, expressões, desenvolvimento, alegria e entrelaçar de mãos, que o Projeto Ciranda foi concebido. Envolvidas pela proposta do Ciranda, as crianças se deparam com um ambiente incentivador, que encoraja a exploração do mundo que as cerca, que apresenta diversas possibilidades para desenvolver habilidades, conceitos e ideias, amparadas por mãos que assegurem seu desenvolvimento de forma saudável, íntegra e feliz.

*Lourenço da Fonseca Barbosa (1904-1997), compositor e músico pernambucano, conhecido como Capiba.