Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quarta-feira, 22 de maio de 2013

CIRANDA NA 20ª EDUCAR/EDUCADOR – A Maior Feira e Congresso de Educação da América Latina.


Começou hoje a EDUCAR e o MATHEMA já envolve uma enorme movimentação no espaço do PROJETO CIRANDA. 


Quem estiver por lá, está convidado a visitar o nosso estande. 



A tecnologia não tira o brilho de um clássico brinquedo que agradou gerações!


Na Semana Mundial do Brincar, vamos ajudar as crianças a descobrir como elas podem produzir seus próprios brinquedos. Que tal um telefone de latinha? Montar, brincar, investigar como isso funciona é uma brincadeira muito legal!


Veja a receita: TELEFONE DE LATINHA

Material necessário:
      2 copinhos plásticos (iogurte) ou latinhas
   1 agulha  ou 1 prego, para ser manuseado por um adulto.
   2 a 5 metros de barbante


Como fazer:
Um adulto deve fazer um pequeno furo, aproximadamente da largura do barbante,  bem no centro do fundo de cada copo plástico, utilizando uma agulha com a ponta aquecida ou usando um prego, para furar o centro do fundo das latinhas.
 Passar a ponta do barbante através do  furo, de cada um dos copinhos ou latinhas,  e fazer  um nó grosso para evitar que  o barbante saia pelo furo.





Como brincar:
A brincadeira envolve dois parceiros.
Com o fio bem esticado, falar com a boca próxima a um dos copos, enquanto o outro parceiro de brincadeira  posiciona o copo no ouvido para escutar.
Não deixe o barbante frouxo e não toque no barbante.


Uma explicação para o adulto, interlocutor da brincadeira, responder possíveis curiosidades das crianças:

Quando você joga uma pedra, por exemplo, na água, você vê a formação de ondas que se propagam (se espalham em todas as direções, de modo uniforme).  Dizemos que a pedra  provocou uma perturbação na água.


Da mesma forma, ao falarmos, perturbamos o ar que está em nosso entorno.   E , tal como no caso da pedra, o movimento do ar que sai de nossa boca  faz vibrar o ar que está a nossa volta, resultando na produção de ondas, ondas sonoras.  Para testar isso,  fale colocando a sua mão na frente da boca e veja o que irá sentir.


Ao falar na latinha, as ondas sonoras fazem o fundo da lata vibrar, tal  vibração é conduzida pelo barbante até a outra ponta, onde provoca uma vibração semelhante no fundo da outra lata,  passando para o ar, e chegando aos nossos ouvidos permite à pessoa do outro lado escutar sua fala.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Equipe MATHEMA colaborando para pais e filhos aprenderem Matemática brincando.




Na Semana da Brincadeira, veja as sugestões de jogos com cartas, publicados pela UOL, na seção Gravidez e Filhos no link  http://goo.gl/w9fc8

Kátia Smole, Patrícia Cândido e Cris Chica colaboraram com a organização de jogos, com a proposta da criança aprender Matemática brincando.

Vale investir nessa ideia! Pais e professores proporcionam momentos divertidos junto aos pequeninos. A criança brinca e aprende, em casa, nas escolas...

Para saber mais, consulte a publicação  Cadernos do Mathema - Jogos de Matemática (Editora Artmed)


sábado, 18 de maio de 2013

PARTICIPE DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

 SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR
19/05 a 26/05


Uma semana de mobilização promovida pela  Aliança pela Infância.


A Aliança pela Infancia é um movimento mundial – Alliance for Childhood – uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças. No Brasil, a Aliança pela Infância iniciou suas atividades em 2001

O evento tem como objetivo conscientizar pais, educadores e organizações sobre a importância do brincar para a vivência plena da infância. Para saber mais, acesse http://semanamundialdobrincar2013.wordpress.com/  e veja a programação em todo o Brasil. 

CIRANDA convoca amigos e parceiros a participarem, promovendo essa ideia em suas escolas, casas, bairros...  Onde tem criança, tem o brincar!

Para contribuir, veja no BLOG do CIRANDA as 10 dicas  sobre o BRINCAR EM CASA, no link 



terça-feira, 7 de maio de 2013

Uma pitada da criatividade das escolas CIRANDA!


Os bonecos Ciranda vestem o uniforme da Escola. Ficaram fofíssimos!





 O personagem Seu Bartolomeu, com sua flauta ganhou forma! Muito legal a ideia da professora!




Criatividade com tom de carinho, de zelo. São feitos que personalizam, ampliam ideias, contribuem para que os momentos de aprendizagem sejam prazerosos!



Por falar em criatividade...


Maravilhas com fita crepe, comum ou colorida. As caixas têm mil e uma utilidade, antes de pensarmos em jogá-las no lixo. 

Criatividade de charlottesfancy.com




Criatividade que cabe em todos os espaços, em casa e na escola.  Pistas, túneis, pontes... envolvem ideias da Física dos movimentos e educação para o trânsito, dentre outras. 

Ideia de blogs.momaha.com



Que tal aproveitar tampinhas, palitos e garrafa pet para montar um brinquedo muito legal! 
Criatividade do Prof. Kleber Ponce.

Que tal o quebra cabeças horizontal, usando palito de sorvete!
Ideia de www.arcadossonhos.com.br


Faz um tempo, recomendamos os livros de Ivo Minkovincius (O tempo; 4 casinhas; Coisas que a gente pega e coisas que a gente não pega...). Dentre eles, 10 galinhas. Veja essa ótima ideia para incrementar a história!

Ideia de professorasavana.blogspot.com.br

Porém, atenção ao principal, crie, mas envolva as crianças nas montagens e na organização;  escute as ideias que elas têm, estimule!  Essa é a melhor parte da brincadeira!