Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Uma mensagem para você!

Agradecemos por mais este ano que passamos juntos.

Sua parceria sempre será nossa maior alegria a comemorar!

Desejamos PAZ e muito SUCESSO!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Férias: tempo de conviver!


As férias estão chegando. É um tempo de alegria, de brincadeira, de liberdade, que é muito importante para as crianças. Isso não quer dizer que acabou a participação da família. Ao contrário, é hora de pais e filhos aproveitarem o que viveram juntos ao longo do ano e fazer muito mais! 

Veja algumas dicas.

1. Nada de obrigações escolares. Férias são férias. Mas o prazer da aprendizagem independe da escola. Tenha certeza de que seu filho vai gostar muito se vocês lerem juntos, contarem histórias, produzirem desenhos, fizerem arte, muita arte a quatro mãos.
2. Embora muitas vezes os pais não tenham condições de conseguir conciliar suas férias com as dos filhos, vale a pena garantir que as crianças tenham uma vida diversificada em casa. Nada de só ligar a TV ou o videogame. Procure oferecer alternativas às crianças, deixando à sua disposição materiais para que explorem, brinquem, inventem. Não precisa ser algo sofisticado. Às vezes, caixas, papéis coloridos e outros materiais como os que elas utilizam na escola dão muito “pano pra manga”!
3. Quando sobrar um tempo livre, aproveite para propor alguns passeios culturais. Se você procurar se informar, há muitas alternativas (até mesmo gratuitas) em todas as cidades. Livrarias, teatros, exposições culturais, feiras e outras atividades ampliam o repertório da criança e fazem muita diferença, tenha certeza.
4. Estar ao ar livre também é bom. Mesmo quando o programa não é cultural, procure fazer passeios diferentes, em lugares não usuais. Às vezes, um passeio de trem, metrô ou ônibus, uma visita ao aeroporto ou outros espaços típicos da cidade são programas incríveis para os pequenos.
5. Aproveite o tempo com seus filhos para conversar, ouvir suas histórias, contar suas próprias histórias. O diálogo frequente entre pais e filhos constrói e reforça vínculos para a vida toda. Muitos assuntos que pensamos serem exclusivos dos adultos – como a rotina em nosso trabalho diário – interessam às crianças, que estão sempre curiosas em saber sobre como vivemos.
6. Se precisar de algumas ideias sobre o que fazer, a escola de seus filhos também pode ajudar. Converse com as professoras de sala sobre o que seus filhos aprenderam, sobre o que gostam particularmente de fazer. Certamente isso vai inspirar você a viver novas aventuras com as crianças, que nem dependem tanto de tempo e dinheiro assim. É questão de querer!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Arte é (também) Educação


Para os leigos, o trabalho com Arte na educação pode muitas vezes ser confundido com aulas sobre técnicas e o estudo das diferentes escolas estéticas. Essa é, porém, uma visão limitada e empobrecida do ensino de Artes. A expressão artística é marcada pela liberdade, pela inexistência de fronteiras, pela criatividade e pela experiência da beleza.
A proposta de Arte do Projeto Ciranda foi preparada pelos arte-educadores Pascoal Ferrari e Solange Utuari, pesquisadores, autores de materiais pedagógicos e professores de Arte do Ensino Superior (na Universidade Cruzeiro do Sul).
Nesta entrevista, Pascoal Ferrari fala do peso do eixo da Arte no Projeto Ciranda.



No Projeto Ciranda, Arte está no mesmo nível dos demais eixos?
Pascoal FerrariSem dúvida. Na Educação Infantil, em especial, o trabalho com Arte é fundamental, pela sua importância para o desenvolvimento da criança. A infância é caracterizada pela exploração do mundo, pela imaginação, pela ludicidade, pelo faz de conta. A Arte é uma linguagem de grande riqueza, que permite às crianças aprender e construir conceitos pelo perceber, pelo sentir, pelo refletir, pelo imaginar. Por meio da Arte, desenvolvemos um olhar mais sensível sobre o mundo, aprendemos a ver a realidade de uma forma mais crítica, com senso estético, e isso interfere na formação global do cidadão. Partimos do princípio de que a Arte é um direito do ser humano, tanto do ponto de vista do fazer artístico como do ponto de vista da apreciação artística.

As crianças trabalham com outras formas de expressão, além do desenho?
Pascoal Ferrari Sim. A proposta passa por todas as linguagens artísticas: pintura, desenho, teatro, teatro de sombras, fotografia, escultura, dança, música. Essa riqueza de estímulos sensoriais passa a fazer parte do repertório das crianças, que utilizam a visão, a fala, a audição. A questão corporal, por exemplo, é muito importante. A partir das artes cênicas conseguimos ter um contato mais próximo com o corpo do outro e com o nosso próprio corpo. Isso é fundamental para o desenvolvimento sadio.

Existe o preconceito segundo o qual a Arte é uma questão de dom. Isso é verdade?
Pascoal Ferrari Claro que não. Toda criança, aliás, todas as pessoas são capazes de aprender a se expressar por meio da Arte. Evidentemente, com crianças, partimos de uma abordagem mais livre, de expressão e exploração, que não se preocupa prematuramente com as técnicas. Os alunos tomam contato com os materiais, produzem suas próprias tintas e os recursos com os quais vão criar. A Arte é uma linguagem que permite à criança experimentar o faz de conta, o brincar, que também é seu direito assegurado.

Como as famílias e as crianças vêm recebendo a proposta de Arte do Ciranda?
Pascoal FerrariMuito bem. O material como um todo tem um impacto muito positivo. Pelos relatos que ouvimos, sabemos que as famílias percebem o envolvimento da criança, a felicidade delas quando desenvolvem as atividades, como elas constroem o conhecimento. A maioria dos pais reconhecem a importância da Arte, também. O interesse vem crescendo no Brasil, de forma clara. Basta ver as bienais, que estão sempre lotadas.

E os professores?
Pascoal FerrariOs professores também recebem tudo muito bem. Cabe lembrar que há uma formação específica para que os educadores trabalhem com o material. A expressão livre não significa um vale-tudo. Há uma abordagem teórica e uma metodologia precisa nesse trabalho, que parte de conceitos como nutrição estética, resumidamente a apreciação mediada de produções artísticas pelas crianças, e territórios da Arte. As crianças aprendem a perceber no mundo ao seu redor formas, cores, linhas, sons que incorporam em sua linguagem expressiva.