Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Campanha "LEIA PARA UMA CRIANÇA" - Itaú oferece livros gratuitos para as crianças!





É simples: você entra no site, faz o pedido da coleção e recebe a coleção em sua casa ou escola. A coleção desse ano está maravilhosa.  É só entrar no site. 
Bom proveito!                                         http://www.itau.com.br/itaucrianca/            

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Consumo x consciência ambiental: a prevenção está na educação.




Este vídeo faz parte de uma série produzida na parceria entre o Instituto Akatu, Canal Futura e HP do Brasil.  A série, denominada Consciente Coletivo, faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje.


Entre no YouTube e digite no ícone de busca "consciente coletivo". Dessa forma você vai acessar os 10 vídeos da série. Vale investir!


CIRANDA: COMPARTILHANDO CONHECIMENTO!


terça-feira, 22 de maio de 2012

O professor de Educação Infantil e o desenvolvimento profissional: uma auto entrevista.


Desenvolvimento profissional dos professores, o que isso realmente significa? 
CIRANDA: Ser um profissional é mais do que trabalhar em uma profissão. Ser um profissional exige preparação, normas éticas e excelência na prática. O desenvolvimento profissional é um processo que envolve todas as oportunidades que favorecem os professores a obterem e ampliarem conhecimentos e a desenvolverem habilidades práticas em torno de muitas áreas cruciais ao seu fazer cotidiano na escola. 
Ser um profissional é trabalhar duro, exige compromisso, envolve aprendizagem permanente, abriga o prazer pelas próprias realizações e o orgulho em se reconhecer como um eterno aprendente, buscando superar dificuldades e criando novas soluções para os problemas cotidianos.


Quais são os benefícios para as crianças e as suas famílias?
CIRANDA: Naturalmente esse engajamento têm impactos positivos sobre as crianças e suas famílias. Quanto mais nossos professores sabem, quanto melhor a qualidade da formação que lhe é proporcionada, mais habilidades e segurança terão para melhor cuidar da educação das crianças. 
No passado, o professor de Educação Infantil, os Jardins de Infância, eram tidos como cuidadores de crianças. Aprender uma nova técnica pedagógica ou organizar atividades, que envolviam mais a atenção ou a simpatia das crianças e de seus pais, era o suficiente. Na Educação Infantil de hoje a expectativa é muito mais ampla. Não basta conhecer uma nova técnica, há de se compreender o seu significado, em que dimensão psicológica, cognitiva ou afetiva essa nova técnica influência positivamente a educação da criança, a adequação a idade e o momento que convém utilizá-la. Uma atividade não se detém ao objetivo de  agradar as crianças e pais ou ser bonitinha e emocionante. Muito mais do que isso, ela deve fazer parte de um planejamento bem organizado, com metas bem definidas e com previsão de avaliação permanente para reorientar os próximos passos e prever as intervenções que ampliam as possibilidades de o aluno aprender.  Ou seja, toda atividade tem uma intencionalidade focada no desenvolvimento da criança.
Naturalmente, para se lançar aos desafios atuais, o professor, além da busca pessoal, por meio de pesquisas, leituras e formação formal, precisa ser apoiado, contando com uma estrutura que fomente a sua formação continuada. 

Como o Projeto Ciranda colabora com o desenvolvimento profissional do professor?
CIRANDA: O Projeto Ciranda coloca nas mãos do professor um livro de estudo que tem por funções orientar e auxiliar o profissional no planejamento do processo de ensino e aprendizagem, apresentando detalhadamente o como e o porquê da realização de cada uma das atividades propostas no material do aluno, além de especificar as intervenções que devem ser feitas junto aos alunos, para que estes possam ampliar e qualificar suas aprendizagens. Trata-se do Livro do Professor, um poderoso recurso de formação docente que conta com um rico conteúdo que extrapola os tradicionais manuais do professor.
Além disso, os profissionais da Escola, que trabalham com o Projeto Ciranda, contam  com o apóio pedagógico da equipe de autores e do Mathema. Em encontros ao longo do ano, os professores têm oportunidade de vivenciar diferentes atividades da Coleção, além de aprofundar os conteúdos de cada ano, em cada um dos eixos de trabalho, assessorados por uma experiente equipe de profissionais. Também coordenadores e orientadores educacionais passam pelo processo de formação. São cursos, palestras, oficinas com variedade de recursos disponíveis para ampliar a formação profissional daqueles que lidam diretamente com a criança no ambiente escolar.
Vale acrescentar que as escolas que trabalham com o Projeto Ciranda têm disponível o site do Ciranda, com acesso à área restrita, que comporta um espaço exclusivo por instituição conveniada. Esse é mais um canal de comunicação com o professor. 
A preocupação em produzir um material didático prevendo uma estrutura para apoiar as escolas e seus professores é um dos diferenciais que qualifica o Ciranda como um projeto inserido no compromisso em contribuir para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para as nossas crianças.