Um espaço para compartilhar ideias e informações sobre Educação Infantil

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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

10 dicas sobre o brincar em casa

Brincar é muito importante. Mas é preciso lembrar que isso não é válido apenas para a Escola e para a educação. Em casa, também é fundamental que os pais contribuam para que seus filhos brinquem muito... e brinquem bem.


1. Deixe que a criança brinque com liberdade. É importante para a criança movimentar-se livremente (mas com segurança, claro), sem que o adulto interfira na forma e no jeito de ela se expressar. Isso vale para os objetos, como os brinquedos. Não existe uma única maneira de brincar, de manipular, de construir, de desconstruir. 

2. Brinquedos não são apenas os objetos de plástico que compramos nas lojas especializadas. Copos de iogurte, blocos de madeira, fantasias (roupas usadas), metais, caixas de embalagens etc. são apenas alguns exemplos de materiais com os quais a criança pode brincar.

3. Quando for comprar um brinquedo, procure os que oferecem mais possibilidades para que a criança interaja. Os brinquedos que “brincam sozinhos”, como certos carrinhos ou bonecas com movimentos automáticos, à primeira vista atraem pelos sons que emitem, mas logo caem no esquecimento, pois reduzem a liberdade de imaginação das crianças.

4. Respeite o ‘fazer nada’ de seu filho. É verdade: nem sempre as crianças precisam estar ocupadas com alguma coisa. É fundamental que as crianças tenham também momentos de relaxamento, de sono e de não fazer absolutamente nada. Os cientistas descobriram que são principalmente nessas horas que se fortalecem certas ligações dos neurônios no cérebro.

5. Nos parques e nas praças, onde há brinquedos como escorregador, balanço, gira-gira, gangorra, o importante é encorajá-los a explorar as possibilidades de movimento que o brinquedo oferece. Por exemplo, dependendo do tipo e do lugar, o escorregador pode ser transformado em um lugar de escalada. Há inúmeras formas de percorrer ou dependurar-se no trepa-trepa etc.

6. As brincadeiras são uma porta de entrada para o mundo da imaginação. É comum, por exemplo, as crianças terem amigos imaginários, contar sobre situações que apenas existem em sua cabeça. Deixe-a fantasiar livremente, sem dizer que ‘é tudo imaginação’.

7. Quando for o caso, ajude seus filhos a criar cenários para as situações em que vivem os papéis dos adultos, como é o caso do brincar de casinha. Esse é um processo muito importante para as crianças.

8. Aproveite os jogos de regras para trabalhar com os seus filhos também sobre valores, como o respeito ao outro, a importância de seguir as orientações para que o jogo dê certo, o ganhar e o perder.

9. Brincar também se aprende, inclusive com os adultos. Proponha situações, provoque as crianças a explorar de forma diferente brinquedos e brincadeiras. Que tal ensinar algumas brincadeiras do seu tempo?

10. Por fim, brinque também. O brincar não é só para crianças. Todos os seres humanos também trazem em sua natureza o prazer pelo brincar e pela fantasia. Seus filhos certamente vão adorar.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

SION parou para receber CAMINHOS A PERCORRER NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Marcado por momentos especialmente memoráveis, o evento foi um sucesso!

A palestra de Kátia Smole, seguida da apresentação da animada equipe do Ciranda, contou com uma platéia de profissionais da educação interessados em reconhecer as sinalizações para um fazer mais efetivo na formação das crianças.

O material do Ciranda: reconhecidamente, um forte aliado em sala de aula!  


As oficinas com autores e formadores do Ciranda marcaram momentos de intensa vivência do processo da criança no aprender. Brincar, interagir e aprender, em um ambiente minuciosamente planejado, deixaram gostinho de quero mais!   















“O Projeto Ciranda é um convite a desenvolver uma escola que acredite que toda criança tem o direito a uma escola que a acolha na sua essência de ser criança”.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Direitos da Criança: uma ação educativa junto às crianças.

O material do Projeto Ciranda apresenta, no eixo Natureza e Sociedade, propostas para que os professores trabalhem esse tema junto às crianças, para que elas hoje reconheçam seus direitos e amanhã exerçam a cidadania, preservando os direitos das próximas gerações.  
Com o recurso do vídeo disponibilizado neste Blog - Direito da Criança, de Maria João Carvalho, indicamos aos professores do Ciranda as seguintes ações didáticas:
Tendo um Data Show disponível, veicule o vídeo para a sua classe. Se não tiver, providencie o livro Direitos da Criança, de Maria João Carvalho – Editora Everest (verifique, por exemplo, na biblioteca do seu município ou pesquise um texto similar) e leia para as crianças.  
Depois da leitura ou da sua exposição, faça um levantamento dos conhecimentos prévios, questionando os alunos sobre o tema, estimulando-as a expressarem verbalmente a suas ideia: “Vocês já ouviram falar em ter direito a alguma coisa? Já ouviram falar sobre os direitos das crianças? Se sim, onde? O que vocês acham que são direitos das crianças? São importantes?
Numa segunda etapa, pergunte as crianças quem gostaria de contar a história dos Direitos da Criança. Estimule para que as crianças contem a história da forma que elas recriam. Pergunte sobre as cores, a amizade, a união, o cuidado com o outro...
Depois, reúna a classe em duplas e peça para que cada criança produza um desenho. Coloque os desenhos em um painel (de papel Kraft, por exemplo).
Numa terceira etapa, reúna a classe em torno do painel e estimule as crianças a comentarem seus desenhos. Deixe o painel em exposição na sala de aula por um tempo.

Bom trabalho!

Para saber mais sobre os Direitos da Criança:

O estatuto da Criança e do Adolescente entrou em vigor, em nosso país, em 1999, com o objetivo de estimular ações conjuntas, do governo e da sociedade, para garantir uma infância e juventude melhores aos brasileiros.
Leia mais no canal Kids da UNICEF http://www.canalkids.com.br/unicef/crianca.htm e/ou acessando http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm
Esse foi um enorme avanço na garantia e defesa dos direitos das crianças e jovens e seus ideais devem ser perseguidos por todos.
Divulgue! Preste essa homenagem as crianças.
Elas agradecem!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ei! O que você sabe sobre DIREITO DA CRIANÇA?

Para comemorar o DIA DAS CRIANÇAS, que está em aproximação, o Ciranda oferece a todos um momento de reflexão sobre: o Direito da Criança, com uma história de Maria João Carvalho – Editora Everest, numa versão muito especial: imagens e som!
A intenção do Ciranda é contribuir para que os princípios consagrados  na Declaração dos Direitos da Criança sejam cada vez mais divulgados e reconhecidos a todas as crianças, sem exceção. 
Sente com seus alunos, seu filho, seu neto... e desfrute desse conhecimento.


Se você gostar, compartilhe na sua página de relacionamento da internet, para que mais pessoas possam curtir como você e também se apropriar desses princípios.  

Livros gratuitos para as crianças!

O Itaú está doando livros.
É simples: você entra no site, faz o pedido da coleção e recebe em sua casa ou escola.
A coleção desse ano está maravilhosa: "Adivinha quanto eu te amo" e outros.
Além disso, disponibiliza no site um Almanaque, com notícias muito interessantes sobre ações voltadas ao estímulo da leitura. E na seção Era uma vez  tem dois vídeos com as falas de Ziraldo e Ângela Lago falando sobre leitura.  
A doação não está vinculada a nada, ou seja, não precisa ser cliente Itaú ou ficar sujeito a propaganda do banco.  O único compromisso da campanha é propagar o hábito da leitura.
 É só entrar no site. Bom proveito!

http://ww2.itau.com.br/itaucrianca/index.htm

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caminhos a percorrer na Educação Infantil agitando o ABC paulista!

Aconteceu no Colégio Arbos, em Santo André, dia 10/09.
A envolvente palestra de Kátia Smole teve uma platéia atenta e interessada em buscar novos horizontes para a educação dos pequenos.



Depois da palestra, cinco oficinas para professores, com foco no papel da Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças nas diferentes áreas do conhecimento:  Arte, Linguagem, Matemática, Movimento e Natureza e Sociedade.
Paralelamente os gestores de escolas tiveram a oportunidade de refletir muito a partir da palestra Boas práticas na gestão da Educação Infantil.
Veja os registros a seguir!

As oficinas

 
Em Matemática: movimento, música e aprendizagem sobre espaço, forma, contagem...
 
Em Natureza e Sociedade, foi tratado o tema diversidade, com um trabalho focado nas sementes. Além disso, foi possível contemplar a observação atenta, a classificação e o levantamento de hipóteses das crianças. Muito bom! E os professores experimentaram tudo isso!

Em Artes, o tema versou sobre "desenhos não contaminados" que são aqueles que as crianças produzem antes da interferência de estereótipos, isto é, antes que alguém ensine "o jeito certo" de fazer.
Veja mais a seguir!

O material e as produções das crianças.

Considerado um dos mais inovadores projetos voltados para Educação Infantil, o Ciranda encantou a todos.  
Todo mundo parou para apreciar as produções dos alunos do Arbos e demais escolas do ABC que estão no Projeto Ciranda. Professores e crianças produziram coisas lindas!

 

Ciranda: cuidando da criança no presente sem perder o olhar para a trilha que ela percorrerá no futuro!

Em Brasília, o Congresso Internacional de Educação: Uma Agenda Urgente ocorreu ao longo da semana passada, 12 a 16 de setembro, reunindo lideranças de diferentes áreas relacionadas à educação, com o objetivo de impulsionar as discussões e a agenda necessária para acelerar o alcance das metas em educação. O congresso contou com a presença da Coordenadora Geral do Mathema, Kátia Smole, que participou diretamente das discussões em várias mesas redonda.
Também na semana passada, de 14 a 17 de setembro aconteceu em Jundiaí, o III Congresso Internacional de Educação, sob o tema Abra os ouvidos: como a escuta à criança pode melhorar a aprendizagem,  sendo acompanhado de pertinho por Ronaldo Candido e Carla Crispim, representantes do Mathema, especialmente convidados para o evento.  

domingo, 18 de setembro de 2011

Dias 12 e 15 de outubro em aproximação!

Ciranda, sempre com foco no desenvolvimento da criança e apoio ao professor, já prepara os festejos!
É difícil separar as duas homenagens: criança e professor. De fato, os dois formam uma parceria cotidiana sem igual, regada de crescimento, aprendizagem, parceria, alegria, brincadeira, formação, educação, companheirismo, carinho, apoio, parceria, presença ...
Para homenagear essa dupla dinâmica, criança e professor, nada melhor do que oferecer aos adultos um conteúdo que os ajude a contribuir para com a formação dos seus pimpolhos em todas as dimensões.
O Ciranda, no decorrer desse tempo, de hoje a 15 de outubro, estará postando duas vezes por semana um texto homenagem.  São contos, brincadeiras, músicas, dicas... Muita coisa legal que a equipe do Ciranda preparou com muita dedicação.
Acesse o blog do Ciranda e delicie-se com o conteúdo preparado para você.
Para iniciar, separe menos de 10min do seu dia para curtir um conto de Ruth Rocha e refletir muito!

Um conto de Ruth Rocha: Quando a escola é de vidro.




O CIRANDA QUER AS CRIANÇAS FORA DO VIDRO!

domingo, 11 de setembro de 2011

Uma dica: registros nas aulas de matemática

O registro em Matemática ajuda os alunos a organizarem as aprendizagens que fazem, tomar consciência dos conceitos envolvidos na atividade proposta, comunicar suas formas de resolver problemas, ampliar formas de expressão matemática entre muitas outras coisas.
Do ponto de vista do educador, o registro permite avaliar em processo como os alunos compreenderam, ou não, as noções e conceitos envolvidos em uma atividade, além de possibilitar perceber quais os aspectos da ação desenvolvida foram mais bem apropriados pelos alunos.
Vejamos duas produções de alunos de 5 anos após realizarem uma atividade de Grandezas e Medidas, que envolvia a comparação do tamanho de pés e mãos e visava, que as crianças entendessem que medir é fazer uma comparação entre grandezas de mesmo tipo (no caso desta atividade, a grandeza em questão era comprimento):

Produções de alunos da educação infantil do Colégio Arbos, Santo André, SP. Este colégio é parceiro do Ciranda.
Observemos que nos dois registros as crianças foram capazes de mostrar que compreenderam dois dos aspectos mais essenciais nos processos de medição:
·         Medir é fazer comparação
·         Para medir podemos fazer comparação direta (no caso entre os comprimentos de dois pés ou de duas mãos)
Observem que o desenho fala por si, não exigindo escrita do adulto, nem explicação da criança.

Para saber mais veja:
Smole, Katia S. A Matemática na Educação Infantil: a Teoria das Inteligências Múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Smole, KS, Diniz, MI e Cândido, P. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. Coleção Matemática de 0 a 6.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Formando gestores na Prefeitura de Piedade!

No dia 25 de agosto, a equipe de coordenadores e diretores da Prefeitura de Piedade se reuniu para realização de mais um encontro de formação.
A importância dos registros nas propostas de trabalho do Ciranda foi a temática do encontro,  que contou com muitas discussões, reflexões e,  por que não, muita diversão!
 











A partir da brincadeira do boliche, o grupo analisou uma sequência didática proposta no projeto de matemática e vivenciou diversas situações de registro.


     



A Coordenadora do Ciranda, Cristiane Chica, elogiou os registros da equipe da Prefeitura de Piedade, atestando que o encontro foi muito produtivo.





 

domingo, 4 de setembro de 2011

Semana da Pátria

É práxis nas comemorações de 7 de setembro a exploração das cores verde e amarelo, as crianças pintam ou desenham a Bandeira do Brasil e realizam outras atividades comemorativas, promovidas pela escola.

Nós do Projeto Ciranda, sugerimos que para crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, não sejam dados desenhos prontos para ela pintar. Então, o que é importante pais e escola cuidarem para aproximar a criança do significado dessa data ou, pelo menos, para que a criança entenda o que está fazendo e o por quê?  

Vale pensar um pouco sobre isso para planejar e estabelecer as intenções de cada uma das atividades promovidas junto às crianças. A criança deve entender que nós somos o Brasil. Podemos expressar nosso amor a Pátria preservando o que o país tem de mais bonito: suas áreas verdes, seus pássaros, seu ar, ...

Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus símbolos.

Se o desenho for importante, é interessante que olhemos com elas histórias sobre a independência, conversemos sobre a importância de sermos livres, olhemos imagens que falem sobre o Brasil e os brasileiros.

Podem desenhar? Sim, mas sempre deixando que pintem livremente, usando as cores da bandeira como bem desejarem. Também vale a pena ouvir músicas que falem a respeito das coisas que o Brasil tem. Fazer pequenas bandeiras para que os alunos as tremulem nas mãos, ouvir e representar histórias, tudo isso faz sentido se, junto, estimularmos o civismo (o empenho em contribuir para o desenvolvimento da Pátria), despertando o sentimento patriótico (sentimento de amor à Pátria) e aproximando a criança do significado de 7 de setembro.


Feliz semana da Pátria para todos!